sábado, 31 de julho de 2021

Qual a importância do Neuropediatra e do Psiquiatra Infantil para o diagnóstico do autismo?

 

Olá! 

Quando se começa a investigação do Autismo, é necessário que a criança seja avaliada por um Neuropediatra ou por um Psiquiatra Infantil, pois esses são os únicos profissionais que podem chegar a um diagnóstico. Muitas vezes, o diagnóstico não é fechado na primeira consulta e isso pode frustrar muitos pais, mas não desanime: é super normal!

O neuropediatra é especialista em desenvolvimento neurológico das crianças, em alguns casos é necessário a realização de exames neurológicos para descartar outros problemas. Lembrando que essa especialidade também é procurada para tratar outros problemas: sono da criança, problemas no aprendizado, déficit de atenção, hiperatividade, entre outros.

Já o psiquiatra infantil, é responsável identificar alterações provindas de conflitos, medos e até mesmo traumas. Esse especialista, assim como o neuropediatra, também pode fechar o diagnóstico de autismo e/ou outros transtornos.

Lembrando que para se chegar a um diagnóstico, o profissional precisa ter acesso a relatórios de psicólogos, fonoaudiólogos ou outros terapeutas que estejam acompanhando a criança e também relatórios da escola, pois os professores também podem ajudar na conclusão desse diagnóstico. Basta você pedir com umas duas semanas de antecedência aos profissionais de saúde (terapeutas) ou na secretaria da escola ou creche.

Caso você não tenha esses relatórios, não tem problema. O neuropediatra ou o psiquiatra infantil, vão encaminhar a criança para essas terapias e é de extrema importância que a criança vá a essas sessões, pois são através delas que os profissionais vão comprovar ou descartar o autismo (lembrando que existem outras coisas que podem ser confundidos com o autismo).


Sem comentários:

Enviar um comentário